Bilu – O ET de Corguinho (Reportagem TV Record – parte 1/3)

48
22



Reportagem do programa “Domingo Espetacular”, da Record, exibida no dia 10 de outubro. O site da emissora resume o assunto da seguinte maneira:

Urandir Fernandes de Oliveira, que se apresenta como paranormal e ufólogo, lidera uma comunidade em Corguinho (MS), o Projeto Portal, que seria uma cidade refúgio, construída com orientações de alienígenas para proteger os habitantes de uma catástrofe prestes a atingir o mundo. A equipe do Domingo Espetacular acompanhou as atividades do grupo e esteve diante do que seria um extraterrestre.

Comentário extraído do blog de Maurício Stycer:

A reportagem dura 21 minutos — uma eternidade em matéria de televisão. O ponto alto é a visita noturna ao local onde a equipe do programa avista Bilu, o tal ET. Bilu aparece a poucos metros da câmera. “Qual é a sua mensagem para a Terra?”, pergunta o jornalista. E Bilu responde, em português: “Apenas que busquem conhecimento”

O tom da reportagem é sóbrio. O Projeto Portal de Urandir é apresentado seriamente, em detalhes. Diversos participantes são entrevistados e o repórter narra o assunto com distanciamento, creditando todas as crenças e maluquices aos próprios membros.

Os últimos cinco minutos da reportagem são dedicados a desconstruir o que os primeiros 15 minutos mostraram. Dois peritos analisam as imagens de Bilu e dizem que se trata de uma fraude. Um ufólogo entrevistado classifica o Projeto Portal como “uma seita perigosa”. Um pesquisador diz que a comunidade é uma espécie de religião e o ET seria aquele que traz “a revelação”. E uma ex-frequentadora diz que aquilo é “um embuste”.

No último minuto, o repórter diz que Urandir, em 2000, foi indiciado por estelionato e falsidade ideológica, acusado de vender ilegalmente terrenos em Corguinho. E encerra a reportagem sem uma conclusão, deixando a missão ao espectador.

A reportagem parece tecnicamente perfeita. O problema que vejo está justamente aí: tratar com seriedade e dar verniz de respeito a um assunto claramente inverossímil. É uma forma de fazer sensacionalismo sem gritar.

Mas há um outro problema, e quem o levantou foram os integrantes do Projeto Portal. “A Record não honrou os seus acordos e não divulgou o que o extraterrestre pediu”, diz um vídeo da comunidade que mostra bastidores da reportagem não exibidos no “Domingo Espetacular”. Segundo estas imagens, Bilu pede para apertar a mão de uma pessoa identificada como Cristiano, produtor da emissora, mas ele se recusa.

No curioso diálogo entre Bilu e Cristiano, exibido no vídeo do Projeto Portal, o ET de Corguinho pede que o jornalista se aproxime, mas ele prefere se manter à distância. Na reportagem exibida pela Record, ao contrário, o repórter informa que “a distância permitida não foi suficiente para imagens de melhor qualidade”. Procurada por este blogueiro, a emissora credita a contestação ao “tom crítico” da reportagem.

Ao levar a sério o ET de Corguinho, a Record acabou se envolvendo numa polêmica que a expõe a piadas.

Nguồn:https://dothihoa.com/

48 COMMENTS

  1. ET Bilú é real. Milhares e milhares de pessoas são testemunhas.
    Deixou informações valiosíssimas para a humanidade !
    Quem acusou Urandir de fraude perdeu processo, pois tudo foi comprovado
    Veja o processo em ( UFOVERDADE . COM)

  2. E ainda tem gente que reclama de pobreZa… o povo brasileiro é tão burro que alguém com o mínimo de criatividade consegue ficar rico no meio desse povo de bobo, rs

  3. Tão verdadeiro quanto uma nota de 3 reais. Como uma emissora séria se presta a uma reportagem dessas? Tá… tudo bem que a Record não é séria, mesmo assim devia ter vergonha dessa reportagem.

  4. fui em corguinho para conhecer o bilu… mas o engraçado que la ninguem fala em bilu e sim em diamantes… pode se encontrar diamante ate na rua,assim o povo fala…

  5. o Urandir nasceu na minha cidade , MARABA PAULISTA, o pia via disco voadores na fazenda q ele trabalhava, eu vi um ovni no sitio do meu pai no ano de 1997, eu juro q é verdade, mas urandir é um charlatao filho da puta, vergonha de maraba pta.

  6. Vei Zugurates…
    São as casas dos Hundeads no WarCrafft modo Sigle Player…
    ¬¬
    PQP…
    SO EXISTE TROUXA NA RECORD…
    BANDO DE FILHA DA PUTA…
    VAO FAZER ALGUMA MATERIA INTERESSANTE…
    BANDO DE PAU NA BUNDA!

  7. Não é a record que faz isso, são as pessoas e que elas talvez fazem isso fique completamente ridículo. a mídia não conta tudo e a maior parte do que elas contam é mentira.

  8. Et não pode falar portugues? Eu falo portugues, ingles e espanhol. Agora et nao pode, sendo infinitamente superior mentalmente e espiritualnente, vai estudar rapaz.

  9. Vários países incluindo França e Bulgária liberaram milhares de provas materias,relatos,vídeos e audios de contatos com seres extraterrestres e vem nego aqui discutir se o bilu é ou não verdade!Abram os olhos meus irmãos algo vem acontecendo!

  10. cara eu acho q td isso é uma farsa e q aquele E.T. é na vdd um boneco controlado,também acho que essas pessoas do projeto PORTAL estão trabalhando sobre uma influencia maligna (talvez eles sejam satanistas, sei lá)…

  11. Estão respondendo ao meu comentário anterior com sarcasmo, se não sabe não fala, se não conhece estuda, dizer que estou falando merda… kkkkkkkk… antes levantem uma tese comprovando, pois tenho como provar!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here